Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

 

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Links úteis: Associações de Pais do Agrupamento

 

DESCOBRE MAIS SOBRE O AGRUPAMENTO AQUI

 

 

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ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2022

 

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, as escolas devem abrir procedimento para apresentação de propostas até ao final de janeiro e auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro.

 

Calendário das etapas para o Orçamento Participativo das Escolas 2022:

Até ao final de janeiro – lançamento do projeto aos atores educativos (Alunos, DT, E. Educação, Comunidade Escolar);

Até final de fevereiro – apresentação de propostas;

De 07 a 23 de março – divulgação e debate das propostas;

24 de março – votação das propostas;

04 de abril – divulgação dos resultados;

Até final de maio – planeamento da execução;

Até final do ano civil – execução da medida.

 

Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/

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ESCOLA DE ACOLHIMENTO

Nos termos do Decreto-Lei n.º 119-B/2021, de 22 de dezembro, que vem alterar as medidas fixadas no âmbito da pandemia, informamos que as medidas de acolhimento estão previstas para o período de 27 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022.

Neste sentido, por indicação da Direção-Geral dos Estabelecimentos, a Escola de Acolhimentono Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra é a Escola Básica D. Domingos Jardo.

Os(as) Senhores(as) Encarregados(as) de Educação que necessitarem desta medida de apoio deverão proceder ao preenchimento e posterior devolução da ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com uma declaração em como exercem uma profissão considerada essencial para efeitos de acolhimento do(s) seu(s) educando(s), para o seguinte e-mail: 

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Para inscrição na medida de apoio “Escola de Acolhimento” clique aqui

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CLUBE SERsim

 

Novo clube de expressão artística.

Inscrições através do link: https://bit.ly/3k819FB

 

 

Para mais informações, contactar:

 

Prof. Elda Tomé – elda.tome@aeams.education

Prof. Maria do Céu Calado – ceu.calado@aeams.education

Prof. Raquel Molarinho – raquel.molarinho@aeams.education

Prof. Sónia Silva  sonia.silva@aeams.education

 

 

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Para aceder à ficha de inscrição, clique aqui

 

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Para aceder à ficha de inscrição, clique aqui

 

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ENTREGA DE MANUAIS ESCOLARES - ANO LETIVO 2021-2022

 

No âmbito da adoção do regime da gratuitidade dos manuais escolares, através de uma política de reutilização, prevista no Despacho n.o 921/2019, de 24 de janeiro de 2019, informa-se que devem proceder com o levantamento dos manuais escolares, de acordo com o calendário em anexo.

 

Consulte o anexo aqui

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INFORMAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR

Informa-se todos os elementos da Comunidade Escolar, nomeadamente os Alunos, Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra que o ano letivo terá o seu início no dia 14 de setembro de 2021, conforme Calendário Escolar 2021-2022 (em anexo).

 

Mais se informa que a constituição das turmas e os horários dos alunos serão afixados em cada escola do Agrupamento nos dias 6 e 13 de setembro de 2021, respetivamente.

Consulte o anexo aqui

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ATENÇÃO

As inscrições para a 2.ª fase realizam-se na plataforma PIEPE de 2 a 6 de agosto.

Aceda à plataforma aqui: https://jnepiepe.dge.mec.pt/

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INFORMAÇÃO - MANUAIS ESCOLARES

Plataforma Mega - emissão de vouchers e aquisição/levantamento de manuais 2021-2022

A plataforma MEGA já começou a emissão de vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos para o ano letivo 2021/2022. A implementação do sistema de empréstimo e reutilização dos manuais será feita gradualmente, de acordo com a calendarização pré-definida e seguindo as orientações:

MEGA - Emissão de vouchers 1.º Ciclo, 7.º Ano e 10.º Ano

Considerando que ao 1º Ciclo do Ensino Básico não é aplicada a reutilização de manuais escolares e que, no próximo ano letivo 2021/2022, serão adotados novos manuais escolares para o 7.º ano do Ensino Básico e 10.º ano do Ensino Secundário, com exceção da disciplina de Matemática, a emissão de vales para este ciclo e anos escolares realiza-se a partir do dia 9 de agosto de 2021.

Assim, devem os Encarregados de Educação destes alunos efetuar a aquisição dos manuais junto das livrarias aderentes (com exceção da disciplina de Matemática do 7.º ano e 10.º ano cujos manuais serão fornecidos através do banco de manuais a disponibilizar pelo agrupamento a partir de setembro, e de acordo com calendário e horário ainda a definir).

MEGA - Emissão de vouchers 5.º Ano,  restantes anos de continuidade e Ensino Profissional

A emissão de vouchers inicia-se a partir de 16 de agosto, para os anos de continuidade, e a 23 de agosto, para o 5.º ano.

De acordo com a informação constante nos vouchers atribuídos a cada aluno, deverão os Encarregados de Educação dirigir-se às respetivas Escolas (Escola Básica Dom Domingos Jardo – 5.º, 6.º e 8.º anos; Escola Secundária Matias Aires – 9.º; 11.º, 12.º e Ensino Profissional) a partir de setembro, e de acordo com o calendário e horário ainda a definir, para o levantamento dos manuais a disponibilizar pelo Agrupamento.

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NOTA INFORMATIVA

Para os alunos que se mantêm no pré-escolar, e os que vão frequentar 2.º, 3.º e 4.º anos:

 

Devem, a partir de 17 de maio, através da Plataforma SIGA, efetuar a entrega -

Candidaturas CAF (pré-scolar) e Auxílios Económicos (2.º,3.º e 4.º anos)

Para os alunos que vão frequentar pela 1ª vez o pré-escolar e o 1.º ano:

 

Devem, a partir de 05 de julho, através da Plataforma SIGA, efetuar a entrega -

Candidaturas CAF (pré-escolar) e Auxílios Económicos (1.º ano)

Para os alunos que vão frequentar o 6.º, 8.º, 9.º,11.º e 12.º anos:

 

Devem, a partir de 17 de maio através da Plataforma SIGA, efetuar a entrega -

CANDIDATURAS ÀS REFEIÇÕES ESCOLARES

 

Para os alunos que vão frequentar pela 1.ª vez o 5.º, 7.º e 10.º anos:

 

Devem, a partir de 02 de agosto através, da Plataforma SIGA, efetuar a entrega -

 

Candidaturas às Refeições Escolares

Todos os alunos do 5.º ao 12.º anos, que se encontrem posicionados no 1.º ou 2.º escalão de Abono de Família, e pretendam usufruir da Ação Social Escolar, devem adicionalmente, entregar o Boletim de Candidatura em anexo, nos Serviços Administrativos, ou por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) até 31 de agosto, juntando para o efeito a Declaração da Segurança Social que comprove o mesmo, cuja data seja posterior a 15/05/2021.

 

ATENÇÃO:

 

Na impossibilidade de efetuar a candidatura através da Plataforma SIGA, é possível remeter a respetiva documentação (formulários disponíveis na página eletrónica do agrupamento), devidamente preenchidos, para as instalações do Departamento de Educação da Câmara de Sintra (morada constante no referido formulário), ou em alternativa, por via email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

 

Impressos:

 

Boletim Candidatura ASE_2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário - Consulte aqui

 

IMP.PG.02.0901.06 - Consulte aqui

 

IMP.PG.02.0902.07 - Candidatura a concessão da componente de apoio à família na educação pré-escolar- Consulte aqui

 

IMP.PG.02.0904.02 - Consulte aqui

 

IMP.PG.02.0906.00 Consulte aqui

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ESCOLA DE SEGUNDA OPORTUNIDADE DE SINTRA

Mais informações - Consulte aqui 

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O Plano de Ação para a Transição Digital, publicado em Diário da República em 21 de abril de 2020, assume-se como um instrumento de desenvolvimento do país, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.

 

Os objetivos deste Programa, previstos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, contemplam:

  • a disponibilização de equipamento individual para utilização em contexto de aprendizagem;
  • a garantia de conectividade móvel gratuita para alunos, docentes e formadores;
  • o acesso a recursos educativos digitais de qualidade;
  • o acesso a ferramentas de colaboração em ambientes digitais que estimulem a criatividade e a inovação, e o trabalho colaborativo online;
  • a definição de processos para realização e classificação de provas de avaliação externa em ambiente digital;
  • uma forte aposta na formação e capacitação de docentes.

 

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos ao nosso Agrupamento que, por sua vez, fica encarregue de os ceder aos beneficiários.

Na prática, estão a ser preparados kits que incluem: um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM para ligação à rede móvel.

O Ministério de Educação definiu três tipos de computadores para os alunos, "ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem".

 
 
ED_Configuracao_Hotspot - Consulte aqui
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No âmbito das atividades conjuntas de Cidadania e Desenvolvimento com os Clubes UBUNTU, AGIR e "Os DH na DDJ", convidaram-se os alunos dos clubes a participarem na criação de um logótipo dos Direitos Humanos.

Desta forma, pretende-se celebrar os direitos humanos e disseminar a marca dos alunos dos clubes que têm em comum a defesa dos valores fundamentais de cidadania.

Foram entregues duas propostas de criação de logótipo, uma do Clube "Os DH na DDJ", e outra do Clube UBUNTU da Escola Secundária Matias Aires.

Desafiamos a comunidade educativa a participar na votação para que o logótipo vencedor represente o agrupamento no presente ano letivo.

A votação estará aberta até ao dia 23 de abril, para que a divulgação do logótipo vencedor seja feita na semana de 25 de abril, semana de celebração da "Liberdade".
Pode votar através do link: 

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  E360 APP - CADERNETA DO ALUNO

Informação

Informamos os Encarregados de Educação que poderão aceder ao E-360 via APP Caderneta do Aluno, disponível para telemóvel e tablet (Android ou IOS), procedendo ao seu descarregamento no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.caderneta.dgeec) e na Apple Store. O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos Encarregados de Educação ou dos alunos. A escola não tem interferência neste processo e todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, não tendo a escola qualquer controlo na gestão de acessos ou criação de acessos. Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e a sua associação a um número de telemóvel podem ser consultadas em www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.

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Apresentação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Matias Aires

 

Consulte aqui

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No Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra regista-se até ao dia de hoje, a seguinte situação epidemiológica:

Consulte aqui

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Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra 

 

  

Plano de Contingência do AEAMS - Consulte aqui

Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021 (DGEstE) - Consulte aqui

Orientações ano letivo 2020/2021 (DGEstE, DGE, DGS) - Consulte aqui

Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens ao longo do ano letivo 2020-2021 - Consulte aqui

Orientações para a realização em regime presencial das aulas práticas de Educação Física - Consulte aqui

Referencial Escolas – Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar - Consulte aqui

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