História do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra foi constituído no dia 24 de abril de 2013. 
O Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra (AEAMS) situa-se maioritariamente na cidade de Agualva-Cacém, concelho de Sintra, distrito de Lisboa. A cidade de Agualva-Cacém reparte-se por duas freguesias: Agualva e Mira Sintra e Cacém e São Marcos. A freguesia de Agualva e Mira Sintra é um dos mais progressivos centros urbanos da área metropolitana de Lisboa, sendo um dos maiores centros populacionais do país, fruto do acelerado desenvolvimento urbano ocorrido nas últimas décadas.
Ao nível das acessibilidades, a freguesia de Agualva e Mira Sintra é servida, fundamentalmente, por uma linha de caminho-de-ferro (Lisboa/Sintra) e por dois acessos rodoviários (IC19 e A16). A ligação ferroviária continua a condicionar a vocação suburbana da freguesia, na medida em que permite a deslocação dos seus habitantes que, maioritariamente, trabalham fora da sua área de residência.
Para além de ser dotada de variadíssimos equipamentos e serviços, a freguesia possui um respeitável polo industrial e apresenta uma considerável dinâmica comercial, pelo que as atividades que empregam o maior número de pessoas são a indústria e o comércio.
Segundo os Censos 2021, residem na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra 41327 indivíduos, a que corresponde uma densidade populacional de cerca de 6911 hab./Km2. Esta constitui-se como ponto de confluência e de residência, não só de populações oriundas de outras partes do país, assim como de países PALOP, do Brasil, do Leste Europeu, entre outros.
Sete dos oito estabelecimentos de ensino que constituem o AEAMS ficam situados na Freguesia de Agualva e Mira Sintra, sendo que uma das escolas do 1.º ciclo fica situada na freguesia de Queluz-Belas, como se pode verificar na imagem abaixo. 
A oferta educativa Escola Segunda Oportunidade de Sintra funciona no espaço da antiga fábrica de confeções Melka, instalações da Câmara Municipal de Sintra, no âmbito do protocolo entre a DGEstE, a Associação ES+ (Educação e Sucesso), a Câmara Municipal de Sintra e o AEAMS.

Localização dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

Os alunos que frequentam o AEAMS são, maioritariamente, originários da freguesia de Agualva e Mira Sintra sendo que o Agrupamento também dá resposta a alunos de freguesias limítrofes como a de Cacém e São Marcos e a de Queluz-Belas. Pontualmente, existem alunos provenientes da freguesia de São João das Lampas e Terrugem, assim como das freguesias de Casal de Cambra e de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.
A maioria da população servida pela unidade orgânica caracteriza-se, socialmente, por deter escassos recursos económicos, culturais e tecnológicos. Apresenta níveis de escolaridade bastante reduzidos e onde proliferam situações de pobreza, desemprego e iliteracia (todos estes índices são claramente superiores às médias nacionais, não sendo, porém, generalizáveis à maioria da respetiva população). Tem-se assistido, nos últimos tempos, para além do agravamento da carência económica das famílias, também ao crescimento de muitas situações novas de carência, com a fome a atingir alguns agregados familiares, tendo, a grande maioria, crianças em idade escolar.
Este cenário que caracteriza o território não inibe o funcionamento e constituição de múltiplos projetos de parceria desenvolvidos, na maioria dos casos, a partir da Rede Social da Freguesia, onde o AEAMS tem tido uma ação ativa e permanente. Destes, destaca-se a intervenção do Programa Escolhas. Estes projetos visam a consolidação de uma escola democrática capaz de responder aos diferentes problemas e interesses da população em geral, bem como a partilha de recursos para dar resposta a problemas comuns.
Para além desta estratégia de intervenção em rede com outras instituições, o AEAMS tem vindo a implementar um conjunto de iniciativas/projetos que consolidam os objetivos já enunciados, nomeadamente através do Programa TEIP. 
Refira-se ainda que a Escola Básica de Meleças apresenta características muito próprias, uma vez que, apesar de localizada na freguesia de Queluz-Belas, recebe alunos de múltiplas freguesias. Isto, pelo facto de se situar numa quinta privada, assim como uma Instituição Particular de Solidariedade Escolar (IPSS), com uma ampla resposta ao nível da creche e educação pré-escolar e de Ocupação dos Tempos Livres. Também a Escola Segunda Oportunidade de Sintra, pela sua especificidade, recebe jovens de outras freguesias do concelho de Sintra, mas também, embora em menor representatividade, de outros concelhos limítrofes.
O AEAMS, com a sua oferta educativa, cobre todos os ciclos de ensino compreendidos entre o Pré-Escolar e o Ensino Secundário. É composto por oito estabelecimentos de ensino, a saber: Jardim de Infância N.º 2 do Cacém; Escola Básica Dr. António Torrado; Escola Básica de Lopas; Escola Básica de Meleças; Escola Básica de Mira Sintra; Escola Básica N.º 2 de Mira Sintra ; Escola Básica D. Domingos Jardo e Escola Secundária Matias Aires. No espaço da antiga fábrica Melka, instalações da Câmara Municipal de Sintra, funciona a Escola Segunda Oportunidade de Sintra. Registe-se que a distância máxima entre os estabelecimentos é de 4,9 km, sendo a média aproximadamente igual a 1,9 km. Não sendo uma distância considerável, traz sempre constrangimentos nas dinâmicas organizacionais, nomeadamente quando se pretende desenvolver projetos comuns que envolvam os alunos de diferentes escolas.