Mensagem do Diretor

Bem-Vindos ao Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra!

O nosso Agrupamento é uma instituição de caráter social que, inclui a Educação Pré-escolar, os Ensino Básico e o Secundário. Integra oito escolas da rede pública, nos territórios de Agualva e Mira Sintra e de Queluz-Belas.

 

Projeto Educativo

A Visão do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra aponta para uma crescente melhoria do serviço público prestado à comunidade, assegurando a conciliação entre a inclusão escolar e um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade, direcionado para a qualificação e o desenvolvimento de competências essenciais ao cidadão do século XXI, ao encontro do lema "Uma Escola para Todos".

A Missão do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra visa a afirmação de uma organização aprendente, através de valores, que se centram em cinco áreas: respeito, colaboração, responsabilidade pessoal e social, participação ativa e espírito crítico.

Os objetivos do Projeto Educativo foram estruturados em função de problemas e áreas-chave de intervenção, definindo para cada uma delas um conjunto de atividades que consolidem a resolução dos problemas que lhes estão associados: a liderança participada e a colaboração, o sucesso educativo, uma cultura de responsabilidade, a interação agrupamento-comunidade e a qualidade do serviço educativo.

O Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra revê-se nos quatro pilares da Educação (conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI): aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas) e aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).

Pretende-se, assim, independentemente das condições socioeconómicas, culturais, confessionais ou outras, proporcionar a cada Aluno e a Todos, que frequentam as escolas do Agrupamento,  oportunidades de acesso ao conhecimento e a aprendizagens, que lhes permitam desenvolver competências necessárias à participação ativa e responsável na comunidade de que são parte integrante.

 

 

José Luís Rodrigues Henriques